Bombardeado nas redes sociais após articular a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) no Congresso, o deputado paraibano Hugo Motta (Republicanos), presidente da Câmara, foi homenageado em um jantar promovido pelo ex-governador de São Paulo João Doria. O evento ocorreu na noite desta segunda-feira (30), na residência de Doria, no bairro nobre do Jardim Europa, em São Paulo.
“Recebemos em nossa casa para jantar, o Deputado Hugo Motta, Presidente da Câmara Federal. Hugo tem se revelado uma grande liderança, dedicado às causas do Brasil. O empresariado aplaude sua postura, equilíbrio e firmeza. O País espera gestões públicas eficientes e comprometidas com o controle fiscal. Parabéns Hugo Motta”, escreveu Doria no Instagram.
A recepção reuniu cerca de 50 convidados, incluindo lideranças políticas e nomes do setor empresarial e financeiro. Entre os presentes estavam o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB); o ex-ministro Henrique Meirelles; o presidente do PSD, Gilberto Kassab; e empresários como Cláudio Lottenberg (Einstein), Roberto Musto (Banco Master) e Antonio Alban (CNI). O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o vice-governador paulista, Felício Ramuth (PSD), também estavam entre os esperados.
O jantar foi organizado como uma homenagem a Motta e coincidiu com o momento em que o parlamentar liderou a votação que derrubou o decreto do governo federal que elevava o IOF, medida criticada por setores do empresariado e do mercado financeiro. A decisão representou uma das maiores derrotas políticas da gestão do presidente Lula (PT) no Congresso em 2025. Apesar das críticas nas redes sociais, a presença de empresários no evento reforça a leitura de que Motta passa a ter o apoio de segmentos estratégicos da elite econômica.