Comissão aprova PL que garante jornada de 30 horas semanais para todos os assistentes sociais

Foi aprovado na Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados o projeto de lei que assegura carga de trabalho de 30 horas semanais para todos os assistentes sociais, independentemente de sua área de atuação (pública ou privada).

    Embora a Lei 12.317/10 já estabeleça essa carga horária, o autor do Projeto de Lei 2635/20, deputado Gervásio Maia (PSB-PB), argumenta que a legislação gerou dúvidas sobre sua aplicabilidade aos assistentes sociais do serviço público. Ele ressalta, inclusive, que algumas decisões judiciais já negaram a aplicação dessa regra a servidores estatutários.

    Parecer favorável
    “Essa definição é fundamental para garantir melhores condições de trabalho e contribuir para a continuidade da prestação de serviços de alta qualidade”, disse a relatora da proposta, deputada Laura Carneiro (PSD-RJ), em seu parecer, que foi favorável ao texto.

    A relatora apontou que a matéria não gera aumento de despesa, e aprovou o substitutivo elaborado pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família, que analisou a matéria anteriormente,de autoria da própria Laura Carneiro.

    O substitutivo também cria o Dia Nacional do Assistente Social (15 de maio) e assegura a adaptação da jornada de 30 horas para profissionais da iniciativa privada com contratos de trabalho vigentes, sem que haja redução salarial.

    Próximos passos
    O projeto ainda vai ser analisado, em caráter conclusivo, pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada pela Câmara e pelo Senado.

    COMPARTILHE:

    Deixe o seu comentário

    Anterior
    Entre Jesus e Abel, Artur Jorge escolhe quem é mais relevante no Brasil

    Entre Jesus e Abel, Artur Jorge escolhe quem é mais relevante no Brasil

    Campeão brasileiro e da Libertadores de 2024 pelo Botafogo, o técnico português

    Próximo
    13º salário: prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba pagam primeira parcela nesta quinta e sexta

    13º salário: prefeitura de João Pessoa e Governo da Paraíba pagam primeira parcela nesta quinta e sexta

    Medida estimula a economia e garante recursos extras

    Você também pode gostar