CNJ afasta juiz por conduta reiterada de atrasos e ocultação de processos

Magistrado será afastado de suas funções por até dois anos
COMPARTILHE:

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) decidiu aplicar a pena de disponibilidade compulsória ao juiz Cláudio Cardoso França, da 5ª Vara Cível de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro. A decisão foi tomada na terça-feira, 20 de maio, durante a 7ª Sessão Ordinária de 2025.

Segundo o conselho, o magistrado acumulava mais de três mil processos represados em seu cartório, o equivalente a cerca de 30% da carga total. A investigação revelou ainda que ele selecionava pessoalmente quais processos seriam analisados, criando gargalos intencionais, além de fraudar o sistema eletrônico da Justiça para omitir processos já concluídos.

Cláudio Cardoso França já havia recebido três censuras do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro por condutas semelhantes. Para o CNJ, as penalidades anteriores não foram suficientes para coibir os atos. O conselheiro Pablo Coutinho, relator do caso, afirmou que houve desprezo às ordens da corregedoria local e comprometimento da atividade jurisdicional.

Com a penalidade, o juiz será afastado de suas funções por até dois anos. A disponibilidade compulsória não encerra o vínculo com o tribunal, mas o afasta temporariamente. Caso sejam confirmadas irregularidades mais graves, poderá haver aposentadoria compulsória.

O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro deverá redistribuir os processos paralisados e ampliar a fiscalização sobre o cumprimento de prazos nas unidades judiciais. A decisão do CNJ passa a servir como precedente para casos semelhantes envolvendo má gestão processual.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Silas Malafaia se descontrola e diz que existe “espírito maligno” sobre Hugo Motta: “imbecil”

Silas Malafaia se descontrola e diz que existe “espírito maligno” sobre Hugo Motta: “imbecil”

Pastor e aliado de Bolsonaro acusou parlamentar paraibano de se submeter ao STF

Próximo
Nordeste terá três representantes nas oitavas da Copa do Brasil

Nordeste terá três representantes nas oitavas da Copa do Brasil

CSA e CRB eliminaram gigantes Grêmio e Santos

Você também pode gostar