A Fundação Rubens Dutra Segundo divulgou nota oficial nesta quarta-feira (21) em resposta a questionamentos sobre possíveis irregularidades em um mutirão de cirurgias oftalmológicas no Hospital de Clínicas, em Campina Grande. A instituição negou o uso de medicamentos vencidos e afirmou que iniciou, de forma imediata, o acompanhamento de pacientes atendidos no último dia 15.
Segundo a nota, os pacientes que apresentaram sintomas foram chamados com urgência para avaliação pós-operatória, sendo encaminhados para tratamento com a médica responsável. A Fundação informou ainda que profissionais contratados possuem experiência comprovada e atuam dentro das normas legais.
A entidade destacou que realizou 2.490 procedimentos oftalmológicos em 2024 e 1.149 em 2025, incluindo aplicações intra vítreas, cirurgias de catarata e pterígio. A direção afirmou estar promovendo apuração interna e que está à disposição das autoridades para esclarecimentos.
“Reiteramos nosso compromisso com a população e informamos que não utilizamos medicações vencidas em nenhum momento”, diz trecho do comunicado assinado pelo presidente da diretoria executiva, Robson Dutra da Silva.
Nota de Esclarecimento na íntegra
A Fundação Rubens Dutra Segundo lamenta profundamente o ocorrido e se solidariza com os pacientes e familiares envolvidos.
Informamos que desde o momento que tomamos conhecimento do ocorrido, iniciamos uma busca ativa no sentido de identificar e triar os pacientes sintomáticos, sendo solicitada a presença, em caráter de urgência, desses pacientes na Fundação Rubens Dutra Segundo para avaliação pós-operatória, iniciando, imediatamente, o tratamento daqueles que necessitaram com a médica responsável pelas aplicação ocorridas no dia 15 do corrente mês.
Importa destacar que os profissionais por nós contratados atendem todas as exigências legais e contam com ampla experiência para realização dos procedimentos contratados. Ademais, salientamos que esta Fundação realizou, no ano de 2024, um totat de 2.490 (dois mil quatrocentos e noventa) e, no ano de 2025, um total de 1.149 (mil cento e quarenta e nove) procedimentos oftalmológicos entre aplicações intra vitrea, cirurgias de catarata e cirurgias de pterígio.
Destacamos e reiteramos nosso compromisso com a população paraibana, trazendo ao conhecimento de todos que em nenhum momento usamos medicações vencidas.
Estamos realizando as devidas apurações internas sobre os fatos, bem como nos colocamos a inteira disposição das autoridades para todos os esclarecimentos necessários, sempre prezando pela excelência na qualidade dos nossos atendimentos, com foco nos pacientes.
Campina Grande, 21 de maio de 2025.
ROBSON DUTRA DA SILVA
PRESIDENTE DA DIRETORIA EXECUTIVA