Adriano Galdino tenta agenda com ministro da Agricultura para tratar de seguro safra na PB

Ministério excluiu 65 municípios paraibanos por não reconhecer perdas agrícolas
COMPARTILHE:
Presidente da ALPB Adriano Galdino em encontro com prefeitos em Brasília

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta quarta-feira (21) que aguarda a confirmação de uma audiência com o ministro da Agricultura, Paulo Teixeira, para discutir a situação de 65 municípios paraibanos que foram excluídos do pagamento do Seguro Safra 2024.

Segundo Galdino, a reunião estava inicialmente prevista para hoje, mas foi adiada devido à agenda internacional do ministro. A expectativa é que o encontro ocorra nesta quinta-feira (22), em Brasília. Caso a audiência seja confirmada, o presidente da ALPB informou que vai adiar o voo que tinha marcado para a tarde retornando a Paraíba.

“Considero essa pauta de extrema importância. São mais de 60 mil famílias afetadas com o corte. Vamos sensibilizar o ministro para rever os casos dos municípios que ficaram de fora”, declarou.

Ao todo, 175 municípios paraibanos aderiram ao programa Garantia Safra 2024, que envolve cooperação entre governos municipais e o governo federal, com repasse direto de recursos a agricultores cadastrados. O programa exige a comprovação de perdas agrícolas em razão da estiagem ou excesso de chuvas.

Após análise técnica, o Ministério do Desenvolvimento Agrário reconheceu perdas em 108 municípios, que foram aprovados para receber o benefício. Os demais 65 municípios foram desconsiderados por não apresentarem, segundo os critérios do governo federal, perdas significativas.

No entanto, há contestação de prefeitos e lideranças locais que alegam que os critérios de análise, como o uso de dados pluviométricos regionais, não refletem a realidade de muitas comunidades rurais afetadas por irregularidades no regime de chuvas.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Marcha dos prefeitos: em Brasília, Gervásio recebe demandas de São Bentinho e Arara

Marcha dos prefeitos: em Brasília, Gervásio recebe demandas de São Bentinho e Arara

O deputado federal paraibano Gervásio Maia (PSB), recebeu a visita da prefeita

Próximo
Michelle Bolsonaro pediu saída de Wajngarten do PL após troca de mensagens sobre 2026

Michelle Bolsonaro pediu saída de Wajngarten do PL após troca de mensagens sobre 2026

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro solicitou a saída de Fábio Wajngarten,

Você também pode gostar