Vereador Clidenor Sampaio aciona MPPB para investigar contratações ilegais na Prefeitura de São José do Bonfim

A Prefeitura Municipal de São José do Bonfim está há quase 20 anos sem realizar concurso público para contratação de servidores. Foi pensando em coibir a prática de contratações temporárias sem justificativa legal, que o vereador Clidenor Sampaio (MDB) acionou o Ministério Público da Paraíba (MPPB) para investigar a suposta prática de improbidade administrativa no município. A representação formal foi protocolada no MPPB na última semana e solicita a instalação de um inquérito civil público para apurar possível ato de improbidade por parte da prefeita Rosalba Nóbrega Gomes (Republicanos).

De acordo com o documento encaminhado ao MPPB, desde 2006, o município não realiza concurso público abrangente, utilizando contratações precárias sem urgência ou excepcionalidade, violando os artigos 37, II e IX da Constituição. Ainda de acordo com a denúncia, parte significativa dos servidores está em situação irregular, sem processo seletivo, o que fere os princípios da legalidade, impessoalidade e moralidade. Clidenor Sampaio já havia apresentado na Câmara Municipal um requerimento solicitando esclarecimentos acerca da realização de um certame para a Prefeitura, no entanto a matéria foi rejeitada pela base da prefeita na Casa. Até o momento, não foi realizado nenhum cronograma ou estudo de impacto, nem qualquer iniciativa por parte do Poder Executivo para regularizar a situação.

“Confio plenamente na atuação do Ministério Público e foi por isso que procurei o órgão para formalizar a denúncia. Inclusive solicitei que a prefeitura apresente documentos com lista de contratados, justificativas legais e previsão orçamentária. Enquanto parlamentar estou realizando o meu trabalho, o de fiscalizar a gestão municipal e cobrar esclarecimentos daquilo que fere a Constituição. Na Câmara o requerimento que protocolei foi vetado pelos demais vereadores, por isso achei coerente acionar o Ministério Público para investigar as contratações por parte do município”, afirmou o vereador.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Mandato de Bosco Carneiro reconhece utilidade pública de Associação da capital

Mandato de Bosco Carneiro reconhece utilidade pública de Associação da capital

Foi graças ao mandato do deputado estadual Bosco Carneiro (Republicanos), que a

Próximo
Crise em Cabedelo: decreto mira economia para pagar água, luz e servidores

Crise em Cabedelo: decreto mira economia para pagar água, luz e servidores

Prefeitura afirma que decreto foi necessário para evitar atrasos no 13º salário,

Você também pode gostar