Após a invasão à Câmara Municipal de João Pessoa por José Belo da Costa Filho, ex-candidato a vereador e ex-filiado ao PT, o Partido dos Trabalhadores divulgou uma nota oficial nesta quarta-feira (15) para se posicionar sobre o episódio. O homem, que foi contido após tentar agredir o vereador Carlão Pelo Bem (PL) com uma faca, não faz parte do partido desde 2019, segundo o comunicado.
No texto, os presidentes do partido na Paraíba, Jackson Macêdo, e de João Pessoa, Marcus Túlio Campos, afirmam que o PT repudia qualquer tipo de violência no campo da política. A legenda também criticou a ascensão de discursos de ódio e intolerância no ambiente partidário brasileiro nos últimos anos.
“O PT sempre prezou pelo bom debate democrático de ideias, respeitando nossos adversários no campo das discussões políticas, debatendo democraticamente as divergências e posições contrárias”, diz um trecho da nota.
A direção estadual ainda esclareceu que José Belo chegou a se filiar posteriormente a outra legenda partidária. O autor da invasão também possui histórico de tratamento psiquiátrico, conforme revelado em laudo médico.
NOTA OFICIAL – PARTIDO DOS TRABALHADORES
Sobre os lamentáveis fatos violentos ocorridos no dia de hoje, 15 de maio de 2025, na Câmara Municipal de João Pessoa, envolvendo um parlamentar daquela casa e o cidadão José Belo da Costa Filho, esclarecemos o seguinte:
1 – O Partido dos Trabalhadores é contra qualquer tipo de violência no âmbito do debate político. Diferente do que tem acontecido nos últimos anos em nosso país, onde uma onda conservadora e reacionária que prega a violência e o extermínio de rivais começou a se fazer presente no ambiente partidário nacional;
2 – O PT sempre prezou pelo bom debate democrático de ideias, respeitando nossos adversários no campo das discussões políticas, debatendo democraticamente as divergências e posições contrárias;
3 – O senhor José Belo da Costa Filho, desde 2019, não é mais filiado aos quadros do Partido dos Trabalhadores, tendo inclusive sido filiado posteriormente a outra legenda partidária.
Jackson Macêdo – Presidente do PT da Paraíba
Marcus Túlio Campos – Presidente do PT de João Pessoa