Lucena ignora acordo, e MPF exige bloqueio real ao tráfego de veículos na praia

Prefeitura foi alertada por permitir tráfego mesmo após acordo e manilhas improvisadas
COMPARTILHE:
Veículos circulam livremente na faixa de areia da orla de Lucena.

O Ministério Público Federal (MPF) voltou a cobrar a prefeitura de Lucena, no Litoral Norte da Paraíba, por não cumprir medidas acordadas para proteger a orla da cidade. Entre os principais pontos está a instalação urgente de barreiras eficazes para impedir o tráfego de veículos na faixa de areia, especialmente nas áreas próximas aos estabelecimentos Barcaça e Bar do Geraldo.

Apesar de manilhas provisórias terem sido colocadas, os vãos entre elas ainda permitem a passagem de carros, descumprindo o compromisso firmado com o MPF e com órgãos ambientais.

A nova reunião, realizada em 5 de maio, reuniu representantes do município, da Sudema, SPU, Batalhão Ambiental e Policiamento Turístico, além do procurador da República João Raphael Lima, que já havia apontado irregularidades durante inspeção anterior, em abril. Na ocasião, constatou-se também o não cumprimento de um TAC firmado em 2021, que previa estruturação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Além das barreiras, foi acertado que todas as tendas e palhoças irregulares nas praias de Lucena e Camaçari serão removidas. Comerciantes serão convocados para reunião pública no dia 28 de maio, com prazo para retirada voluntária até 8 de junho. Caso não haja retirada, os órgãos envolvidos farão a demolição das estruturas.

A prefeitura também se comprometeu a enviar à Câmara Municipal, até 21 de maio, os projetos de lei que tratam do Código do Meio Ambiente, da criação do Conselho e Fundo Municipal do Meio Ambiente e seus respectivos regimentos.

Segundo o MPF, o não cumprimento dos prazos pode levar à responsabilização da gestão municipal.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Luciano Cartaxo destaca iniciativas em defesa das mães na Paraíba

Luciano Cartaxo destaca iniciativas em defesa das mães na Paraíba

O deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) vem se destacando na Assembleia

Próximo
MPF denuncia sete por fraude em licitação de obra em Patos

MPF denuncia sete por fraude em licitação de obra em Patos

Acusados são servidores e empresários envolvidos em licitação para restaurar

Você também pode gostar