Antes de ser eleito líder máximo da Igreja Católica, o agora Papa Leão XIV, nascido Robert Francis Prevost, já pisou em solo brasileiro. Em dezembro de 2012, durante sua gestão como Prior Geral da Ordem de Santo Agostinho (OSA), ele esteve em Minas Gerais, onde visitou comunidades religiosas e participou de eventos da congregação.
A passagem incluiu cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte, como Mário Campos, onde celebrou uma missa e presidiu a profissão solene de três freis agostinianos, entre eles Frei Felipe da Cruz, OSA. À época, Prevost percorreu o país visitando assembleias vicariais e comunidades ligadas à Ordem Agostiniana.
Segundo depoimento do frei Felipe ao Estado de Minas, o novo Papa é uma pessoa de perfil discreto, sensível e próximo das realidades latino-americanas. “Ele tem uma sensibilidade que acho que construiu e desenvolveu muito pelo contato com os latino-americanos. A maior parte de sua vida pastoral ele realizou no interior do Peru”, destacou.
Além dos compromissos religiosos, o então padre também teve tempo para conhecer a hospitalidade mineira. Circula nas redes sociais fotos descontraídas de Prevost em Minas, tomando um drinque e saboreando um frango, em clima informal com religiosos e amigos da comunidade local. A imagem, registrada em 2012, tem sido resgatada com carinho por fiéis que o receberam na ocasião.