O arcebispo da Paraíba, Dom Delson, comentou nesta quinta-feira (8) a escolha do novo líder da Igreja Católica, o americano Robert Francis Prevost, que adotou o nome de Papa Leão XIV. Segundo ele, a eleição do novo pontífice representa uma continuidade do pontificado de Francisco, especialmente no que diz respeito ao acolhimento às minorias e à promoção da doutrina social da Igreja.
+: Novo Papa, Leão XIV, tem histórico de críticas às políticas de Donald Trump
“Em primeiro lugar, a alegria de acolher o novo Papa, Leão XIV, com suas características. Quando me perguntavam sobre minha preferência, eu dizia: ‘Aquele que o Espírito Santo enviar, e será o Papa que eu irei amar e obedecer'”, afirmou Dom Delson.
Para o arcebispo, a escolha reflete o desejo de que não haja rupturas na condução da Igreja, mas sim continuidade com evolução, algo que ele vê na formação do novo pontífice, de forte base agostiniana. “Ele tem uma espiritualidade agostiniana, muito fundamentada no pensamento de Santo Agostinho, que é um dos maiores pensadores da Igreja. Certamente, isso trará uma contribuição significativa ao nosso tempo”, avaliou.
Dom Delson também comentou a escolha do nome Leão XIV, que, segundo ele, remete a Leão XIII, Papa conhecido por abrir as portas da Igreja para as discussões sociais no final do século XIX. “A escolha do nome me chamou atenção. Leão XIII foi o Papa que iniciou a preocupação com a doutrina social. Isso é muito simbólico”, concluiu.