O governador João Azevêdo e o ministro dos Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, inauguram nesta segunda-feira (5), às 10h, a nova estrutura do Porto de Cabedelo, marcando uma nova fase nos 90 anos do terminal portuário. A cerimônia contará com a presença de autoridades como o presidente da Câmara Federal, Hugo Motta, e o presidente do TCE-PB, Fábio Nogueira.
Mais de R$ 200 milhões já foram investidos nas obras de modernização, e outros R$ 130 milhões estão previstos para 2024. Entre as entregas estão a dragagem do canal de acesso, a nova sede administrativa, a requalificação dos armazéns, e um sistema de energia fotovoltaica — que tornará o porto o primeiro do país a operar com energia solar.
Com 11 metros de profundidade após a dragagem, o porto poderá receber navios de até 55 mil toneladas. A meta é dobrar a movimentação mensal de embarcações, passando de 13 para até 30 navios.
Além da infraestrutura, o investimento em sustentabilidade inclui obras de drenagem profunda e estações de tratamento que eliminam o lançamento de esgoto no Rio Paraíba.