O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), presidente da Comissão de Previdência e Assistência Social da Câmara, voltou a cobrar providências sobre os casos de descontos indevidos em benefícios do INSS, revelados pela Operação Sem Desconto.
Durante a sessão da comissão, com a presença do ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, nesta terça-feira (29), o parlamentar defendeu o ressarcimento imediato aos aposentados e pensionistas prejudicados, além da aplicação de punições rigorosas aos responsáveis pelos desvios.
Ruy também destacou a urgência de uma nova legislação para proteger beneficiários da Previdência contra práticas fraudulentas e lembrou que as principais vítimas são pessoas de baixa renda que vivem com um salário mínimo.
“Desde que assumi a presidência da Comissão, venho demonstrando preocupação com esses descontos criminosos. Espero que, além de ressarcir os aposentados e pensionistas, os culpados por essas atrocidades sejam punidos com o rigor da lei. Paralelamente, é fundamental avançarmos com uma legislação que proteja os beneficiários do INSS”, afirmou o deputado.
O deputado ainda questionou o ministro sobre os critérios para nomeação do presidente do INSS, que estaria sendo associado às denúncias de envolvimento nos casos. Ele também cobrou explicações sobre as medidas adotadas pelo Ministério para prevenir novas fraudes no sistema previdenciário.