ALPB aprova projeto sobre acesso de personal trainers a academia, mas tema já foi considerado inconstitucional

Homem faz musculação em academia de ginástica — Foto: Divulgação/Freepik

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou nesta terça-feira (29) um projeto de lei que garante aos alunos o direito de escolher livremente seu personal trainer em academias do estado, tanto públicas quanto privadas. A proposta é de autoria da deputada estadual Camila Toscano (PSDB).

Apesar da aprovação recente, o tema já foi objeto de análise pelo Tribunal de Justiça da Paraíba, que em 2024 considerou leis semelhantes inconstitucionais. À época, o Pleno da Corte entendeu que a matéria trata de direito privado e comercial, sendo, portanto, competência legislativa exclusiva da União.

O novo projeto determina que academias não poderão impedir a entrada de profissionais de educação física contratados diretamente pelos alunos para acompanhá-los nos treinos. A proposta defende a relação de confiança entre cliente e profissional como fator essencial para a saúde e qualidade de vida.

No entanto, a jurisprudência do TJ-PB aponta limites constitucionais para esse tipo de legislação, por interferir em contratos privados e normas de funcionamento de estabelecimentos comerciais.

A deputada Camila Toscano argumenta que o projeto visa proteger os direitos dos consumidores e evitar barreiras injustas no mercado de trabalho. Segundo ela, “o aluno deve ter liberdade para ser acompanhado por um profissional que conheça seu histórico de saúde e suas necessidades específicas”.

A proposta deve agora seguir para sanção ou veto do Poder Executivo, mas sua validade jurídica poderá ser novamente questionada judicialmente.

COMPARTILHE
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Ruy Carneiro cobra ressarcimento e punição por descontos ilegais em benefícios do INSS

Ruy Carneiro cobra ressarcimento e punição por descontos ilegais em benefícios do INSS

O deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), presidente da Comissão de Previdência

Próximo
Tribunal de Contas autoriza por unanimidade posse de Alanna Galdino como conselheira

Tribunal de Contas autoriza por unanimidade posse de Alanna Galdino como conselheira

O plenário do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) autorizou por

Você também pode gostar