política

Fraudes no INSS: comissão presidida por Ruy Carneiro ouvirá Lupi na próxima terça-feira

mauriliojunior.com

Maurílio Júnior

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, será ouvido na próxima terça-feira (29) pela Comissão de Previdência, Assistência Social, Infância, Adolescência e Família da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado paraibano Ruy Carneiro (Podemos). A audiência, inicialmente marcada como visita de apresentação, ganhará outro tom após a operação da Polícia Federal que desmantelou um esquema bilionário de fraude no INSS.

A ação resultou no afastamento e posterior demissão do presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, além de outros integrantes do alto escalão do órgão e de um procurador federal. A fraude, segundo as investigações, envolve cerca de R$ 6 bilhões, com descontos irregulares em aposentadorias e pensões.

Ruy Carneiro ressaltou que, embora a indicação de Stefanutto tenha sido feita pelo atual ministro, isso não significa automaticamente envolvimento direto.

“Isso é um dado importante. Tá certo? A indicação do presidente do INSS foi do atual ministro, e isso é público. Agora, se o presidente do INSS que foi afastado cometeu algum delito, não posso obrigatoriamente dizer que o ministro tá envolvido ou deixa de estar. Para mim o que interessa em principal é que a bomba estourou.”, afirmou o deputado.

Em entrevista à Correio FM, Ruy Carneiro afirmou que o escândalo, embora tenha explodido agora, envolve práticas que remontam a gestões anteriores. “A bomba estourou neste governo, mas a origem do problema vem desde 2019”, destacou. O deputado reforçou que a principal preocupação será a reparação dos prejuízos aos aposentados e o fortalecimento dos mecanismos de controle para evitar novas fraudes.