operação

Servidora contratada é presa por tráfico em Campina; prefeitura promete apuração

mauriliojunior.com

Maurílio Júnior

Uma operação da Polícia Civil da Paraíba, batizada de “Fachada”, desarticulou nesta terça-feira (15) um esquema de tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro com atuação em Campina Grande. Entre os alvos da ação está uma funcionária contratada da Prefeitura Municipal. A operação foi conduzida pela Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (DRACO), com apoio da Unidade de Inteligência da Polícia Civil.

Segundo as investigações, o grupo criminoso utilizava empresas de fachada, como um salão de beleza e uma loja de material de construção, ambos localizados em Campina Grande, para movimentar recursos provenientes do tráfico. A apuração teve início no final de 2024 e ganhou força a partir da prisão de um dos integrantes da organização em janeiro deste ano, ocasião em que foram apreendidos cerca de 300 quilos de maconha na cidade.

Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão preventiva e quatro mandados de busca e apreensão. Dois dos alvos já se encontravam detidos no presídio do Serrotão, mas, segundo a Polícia Civil, continuavam atuando na liderança do esquema criminoso mesmo de dentro da unidade. Além deles, foram presas pessoas próximas ao grupo e a servidora vinculada à Prefeitura.

A operação resultou ainda na apreensão de mais de oito veículos, incluindo carros e motocicletas de alto padrão, indicando o nível de recursos movimentados pela organização.

Em nota oficial, a Prefeitura de Campina Grande informou que recebeu, até o momento, de forma extraoficial, a informação sobre o suposto envolvimento de uma funcionária contratada com o grupo investigado. O Município afirmou que está acompanhando o caso e adotará as medidas cabíveis, iniciando um processo administrativo disciplinar e afastando a servidora de suas funções.

A gestão também declarou que está à disposição das autoridades para colaborar com a investigação, reforçando que “não tem qualquer compromisso com comportamentos à margem da lei”.