O deputado federal paraibano Mersinho Lucena (PP) assinou o pedido de urgência para a tramitação do PL da Anistia, projeto que prevê o perdão de condenações dos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. Com a adesão dele e de outros parlamentares, o documento alcançou as 257 assinaturas necessárias, número mínimo para que o requerimento seja colocado na pauta da Câmara.
Além de Mersinho, que é filho do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), que foi reeleito com o apoio do PT na disputa de segundo turno em João Pessoa contra o bolsonarista Marcelo Queiroga (PL), também assinaram os paraibanos Cabo Gilberto (PL) e Wellington Roberto (PL) — sem surpresas. A iniciativa é coordenada pelo deputado Sóstenes Cavalcante (PL-RJ).
A movimentação faz parte de um esforço da ala bolsonarista para acelerar a tramitação da proposta. Com a coleta de assinaturas concluída, a expectativa agora é que o presidente da Câmara, paraibano Hugo Motta (Republicanos), coloque a votação do requerimento de urgência em pauta. Segundo o acordo costurado entre o PL e lideranças da Casa, Hugo seria pressionado a cumprir o cronograma político acordado com a oposição.
Na quarta-feira (10), o próprio Hugo Motta esteve reunido com o ex-presidente Jair Bolsonaro, em Brasília, para discutir os votos do Republicanos no apoio ao PL da Anistia. Até então, o partido contava com cerca de 53% de seus deputados entre os apoiadores da proposta, o que vinha sendo considerado baixo para uma legenda do Centrão.
A lista de signatários inclui deputados de partidos da base governista, como União Brasil, MDB, PSD e PP.