O alvo da Operação Leviatã, deflagrada pela Polícia Federal nesta sexta-feira (11), é um aluno da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que frequenta um dos campi em Campina Grande, apurou o @blogmauriliojunior.
A investigação apura envolvimento com ideologias extremistas, disseminação de ódio racial e possíveis atos preparatórios de terrorismo. O mandado de busca e apreensão foi cumprido no município de Pocinhos, no Agreste paraibano, onde o investigado reside.
A ação foi desencadeada a partir de um relatório enviado pelo FBI (Departamento Federal de Investigação dos Estados Unidos), que identificou comunicações virtuais contendo discursos de ódio, intolerância e motivações raciais e étnicas, o que levou à abertura do inquérito policial no Brasil.
Durante a operação, os agentes federais apreenderam celulares, mídias e dispositivos de armazenamento digital que serão analisados para aprofundamento da apuração. O objetivo agora é identificar possíveis conexões com outros envolvidos e avaliar o risco de práticas violentas.