Mesmo com queda de popularidade nos últimos meses, o presidente Lula (PT) segue liderando a corrida presidencial para 2026 em todos os cenários simulados pela nova pesquisa Datafolha, divulgada neste sábado (5). O petista venceria Jair Bolsonaro (PL) e todos os nomes apoiados por ele, caso a eleição fosse hoje.
No confronto direto, Lula aparece com 36% das intenções de voto contra 30% de Bolsonaro, que segue inelegível até 2030. A pesquisa ouviu 3.054 pessoas em 172 municípios entre os dias 1º e 3 de abril. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
Outros nomes testados nesse cenário incluem Ciro Gomes (PDT), com 12%, Pablo Marçal (PRTB), com 7%, e Eduardo Leite (PSDB), com 5%. Brancos e nulos somam 9%, e 2% não souberam responder.
🗳️ Lula também lidera sem Bolsonaro na disputa
Na simulação sem o ex-presidente, Lula lidera com 35%, seguido por Tarcísio de Freitas (Republicanos) com 15%. Ciro e Marçal empatam com 11% cada. Os demais candidatos de direita aparecem com desempenho tímido:
Ratinho Junior (PSD) – 5%
Romeu Zema (Novo) – 3%
Eduardo Leite (PSDB) – 3%
Ronaldo Caiado (União Brasil) – 2%
🔁 Candidatos apoiados por Bolsonaro não ameaçam Lula
Mesmo com diferentes nomes da direita testados, o desempenho de Lula se mantém estável em 35% a 36% das intenções de voto, o que indica consolidação do eleitorado. Veja outros cenários:
Lula 35% x Michelle Bolsonaro 15%
Lula 35% x Eduardo Bolsonaro 11%
Lula 43% x Tarcísio 24% x Marçal 15%
📉 Rejeição alta para Lula e Bolsonaro, mas aliados têm melhor desempenho
A pesquisa mostra ainda que 42% dos eleitores não votariam em Lula de jeito nenhum, contra 44% de rejeição a Bolsonaro. Já os possíveis candidatos da direita têm rejeição mais baixa:
Tarcísio de Freitas – 13%
Michelle Bolsonaro – 27%
Eduardo Bolsonaro – 26%
🔎 Interesse do eleitor ainda é baixo
Na pesquisa espontânea, 52% dos entrevistados afirmaram não saber em quem votar. Lula foi citado por 20% (incluindo menções indiretas), e Bolsonaro, por 14%.