O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta quarta-feira (2) uma nova série de tarifas comerciais “recíprocas”, como parte de sua política voltada à proteção da indústria americana. A medida inclui produtos brasileiros, que passarão a ser taxados em 10%, conforme declarou durante cerimônia oficial nos jardins da Casa Branca.
Veja também: Daniella, Efraim e Veneziano aprovam retaliação comercial a medidas como as de Trump
Medidas atingem também China e União Europeia
Além do Brasil, outras economias foram impactadas pelas novas tarifas. Produtos chineses serão sobretaxados em 34%, enquanto mercadorias da União Europeia terão tarifa de 20%. Segundo Trump, as medidas têm como objetivo proteger empregos nos Estados Unidos e reduzir o custo de vida da população americana.
O governo dos EUA ainda deverá oficializar os detalhes no diário oficial americano, mas segundo o anúncio, as novas taxas entram em vigor imediatamente.
Taxa de 25% sobre veículos e peças
Trump também confirmou a aplicação de 25% de tarifa sobre automóveis e peças que não sejam fabricadas nos Estados Unidos. A medida passa a valer a partir de 3 de abril, segundo aviso oficial já publicado anteriormente.
As novas tarifas se somam às que já estavam em vigor, como os 25% sobre aço e alumínio, além de taxas aplicadas anteriormente à China e outros países.