O ônibus escolar envolvido no acidente que causou a morte de dois estudantes e deixou ao menos 31 pessoas feridas na manhã desta terça-feira (1º), no município de Pilões, no Brejo paraibano, não passou pela vistoria obrigatória do Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB). A informação foi confirmada pelo coordenador das vistorias de transporte escolar do órgão, Dilo Alves.
De acordo com o Detran-PB, o veículo deveria ter sido submetido à inspeção semestral obrigatória, mas não compareceu na última rodada de vistorias realizadas na região, que ocorreu em novembro de 2024.
“Já podemos afirmar que esse ônibus não compareceu à nossa fiscalização. A última fiscalização naquela região foi realizada em novembro do ano passado. Esses veículos são obrigados a passar por vistoria a cada seis meses, e este não foi apresentado na data e hora marcadas”, afirmou Dilo Alves.
O coordenador explicou ainda que, em casos como este, as irregularidades são registradas, repassadas ao Ministério Público e os gestores responsáveis são notificados para tomar providências.
“As autoridades judiciais e policiais estão tomando as providências. Devem oficializar o Detran para que possamos fornecer todo o levantamento. As irregularidades detectadas nas fiscalizações são encaminhadas ao Ministério Público e os gestores são cobrados para regularizar os veículos e apresentá-los para nova vistoria”, completou.
O condutor do ônibus, identificado como Alisson David Galdino do Nascimento, também ficou ferido no acidente e foi levado para o Hospital Regional de Guarabira. Após receber alta, ele se apresentou espontaneamente à delegacia e prestou depoimento.
De acordo com a Polícia Civil, ele será responsabilizado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar.
O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que deu resultado negativo, e possuía habilitação compatível para dirigir o veículo. Durante o depoimento, Alisson relatou que conduzia em baixa velocidade por conta das curvas na rodovia e suspeita que o uso excessivo do freio possa ter causado uma falha mecânica, resultando na perda de controle e no tombamento.