política

Hugo Motta descarta votar anistia a golpistas

mauriliojunior.com

Hugo Motta (Arquivo/Reprodução/GloboNews)
Maurílio Júnior

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), afirmaram nesta quinta-feira (27) que a chance de o parlamentar pautar, neste momento, o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é “zero”. A informação é da Globo News.

Segundo os interlocutores, Motta considera que não há motivo político ou institucional para colocar o texto em votação no atual cenário. Além disso, avalia que pautar a proposta poderia gerar um desgaste na relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem tem mantido diálogo e participado de agendas internacionais.

Apesar disso, Hugo Motta pretende se reunir com parlamentares favoráveis ao projeto no próximo dia 1º de abril. No dia 3, o tema também pode ser discutido em reunião com os líderes partidários da Casa.

Pressão da oposição

A movimentação ocorre em meio à articulação da bancada de oposição, liderada por deputados do PL, que defendem a aprovação da anistia ainda na primeira quinzena de abril. A proposta tem como objetivo beneficiar investigados e condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro e outros episódios relacionados a protestos golpistas em 2022.

STF torna Bolsonaro e aliados réus

Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados, no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado.

Os denunciados vão responder por crimes como tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Segundo as investigações, os atos golpistas de 8 de janeiro têm ligação direta com articulações para impedir a posse de Lula.