Hugo Motta descarta votar anistia a golpistas

Hugo Motta (Arquivo/Reprodução/GloboNews)

Aliados do presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), afirmaram nesta quinta-feira (27) que a chance de o parlamentar pautar, neste momento, o projeto de anistia a condenados pelos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 é “zero”. A informação é da Globo News.

Segundo os interlocutores, Motta considera que não há motivo político ou institucional para colocar o texto em votação no atual cenário. Além disso, avalia que pautar a proposta poderia gerar um desgaste na relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), com quem tem mantido diálogo e participado de agendas internacionais.

Apesar disso, Hugo Motta pretende se reunir com parlamentares favoráveis ao projeto no próximo dia 1º de abril. No dia 3, o tema também pode ser discutido em reunião com os líderes partidários da Casa.

Pressão da oposição

A movimentação ocorre em meio à articulação da bancada de oposição, liderada por deputados do PL, que defendem a aprovação da anistia ainda na primeira quinzena de abril. A proposta tem como objetivo beneficiar investigados e condenados por envolvimento nos atos de 8 de janeiro e outros episódios relacionados a protestos golpistas em 2022.

STF torna Bolsonaro e aliados réus

Na quarta-feira (26), a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, por unanimidade, aceitar a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados, no inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado.

Os denunciados vão responder por crimes como tentativa de golpe, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e organização criminosa. Segundo as investigações, os atos golpistas de 8 de janeiro têm ligação direta com articulações para impedir a posse de Lula.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
Justiça condena trio por golpe com promessas de lucro em cultivo de tomates na Paraíba

Justiça condena trio por golpe com promessas de lucro em cultivo de tomates na Paraíba

A Justiça da Paraíba condenou Jucélio Pereira de Lacerda a 13 anos de prisão por

Próximo
Adriano Galdino participa de reunião do Consed e destaca papel da Educação na transformação social

Adriano Galdino participa de reunião do Consed e destaca papel da Educação na transformação social

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, participou

Você também pode gostar