O secretário de Estado da Educação, deputado estadual licenciado Wilson Filho (Republicanos), anunciou que a entrega do cartão do passe livre estudantil terá início nesta terça-feira (25), com atendimento no Terminal Rodoviário de João Pessoa. A iniciativa faz parte do programa que garantirá gratuidade no transporte público para alunos da rede estadual do 9º ano do ensino fundamental, ensino médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Além da capital, o benefício contempla estudantes de Cabedelo, Bayeux, Santa Rita e Campina Grande. Na quarta-feira (26), o atendimento será ampliado para Campina Grande, com ponto de cadastro instalado no Terminal de Integração.
“O maior programa de transporte gratuito do país”
Durante o anúncio, Wilson Filho destacou a importância do programa como ferramenta para incentivar a permanência dos alunos nas escolas.
“Amanhã começa tudo. Começa o cadastro e os estudantes poderão vir aqui para receber o seu cartão. Ainda em abril, a primeira recarga entra nesse cartãozinho e a gente vai poder ter o passe livre estudantil funcionando de fato”, afirmou o secretário.
Ele ressaltou que a medida tem impacto direto na educação:
“Isso é muito importante para melhorar a frequência escolar. O estudante em sala de aula aprende mais e garante o seu futuro.”
O secretário também destacou a abrangência do programa:
“Amanhã começa em João Pessoa, e ainda na quarta-feira começa em Campina Grande, no Terminal de Integração. Todas as escolas de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cabedelo e Campina Grande serão atendidas. Todos os alunos matriculados no 9º ano, 1º, 2º e 3º ano do ensino médio terão acesso ao maior programa de transporte gratuito do país.”
Cartão será entregue no ato do cadastro
De acordo com a Secretaria de Educação, os dados dos estudantes já foram enviados ao Sintur (Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros), o que vai agilizar o processo de entrega. O aluno deve apresentar documento com foto, CPF e comprovante de residência para realizar o cadastro e já sair com o cartão em mãos.
Frequência mínima exigida e recarga mensal
O diretor do Sintur-JP, Isaac Júnior, explicou que o passe livre será mantido apenas para estudantes com pelo menos 90% de frequência escolar. “Esse é um programa que visa prioritariamente a integralidade da frequência. E o transporte coletivo é uma das ferramentas que pode possibilitar isso”, pontuou.
Cada cartão terá direito a 44 passagens mensais. Estudantes com deficiência poderão ter um acompanhante, com um cartão diferenciado que dá direito a 88 passagens por mês, desde que apresentado no transporte.