Efraim Filho presidirá comissão responsável por analisar orçamento de 2026

O senador Efraim Filho (União Brasil) foi escolhido para presidir a Comissão Mista de Orçamento (CMO). O colegiado será responsável por apreciar o Orçamento de 2026. A definição ocorreu durante a reunião de líderes do Senado nesta quinta-feira (13), antes mesmo da aprovação do Orçamento de 2025 pelo Congresso.

A CMO é um dos colegiados mais estratégicos do Legislativo, responsável por analisar e aprovar a Lei Orçamentária Anual, determinando a alocação dos recursos da União. O comando da comissão alterna anualmente entre Câmara e Senado. Como em 2025 a presidência ficou com um deputado e a relatoria com um senador, em 2026 a configuração se inverte, garantindo a Efraim Filho a presidência e a um deputado do MDB a relatoria.

Definição destrava negociações no Congresso

A disputa pela relatoria do Orçamento vinha travando as articulações entre União Brasil e MDB na Câmara, já que a função é considerada uma das mais importantes do Parlamento. Com a indicação de um senador do União Brasil para a presidência da CMO, o caminho ficou aberto para que o deputado Isnaldo Bulhões (MDB-AL) assuma a relatoria da peça orçamentária de 2026.

Além disso, o acordo também pode impactar a distribuição do comando de outras comissões estratégicas na Câmara, como a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), que deve ser presidida pelo União Brasil. A instalação oficial dos colegiados deve ocorrer na próxima quarta-feira (19), após uma reunião decisiva entre os líderes partidários.

Orçamento de 2025 ainda aguarda aprovação

Enquanto as definições para 2026 avançam, o Orçamento de 2025 segue pendente de aprovação. A expectativa é que o texto seja analisado pela Comissão Mista de Orçamento na próxima terça-feira (18) e votado no plenário do Congresso na quarta-feira (20). No entanto, ainda há incertezas sobre a possibilidade de aprovação antes do fim de março.

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
MP pede manutenção de preventiva e transferência de Fernando Cunha Lima para Paraíba

MP pede manutenção de preventiva e transferência de Fernando Cunha Lima para Paraíba

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) se manifestou, nesta sexta-feira (14), a

Próximo
Treze enfrenta tabu de quase 30 anos para chegar à final do Paraibano 2025

Treze enfrenta tabu de quase 30 anos para chegar à final do Paraibano 2025

O Treze terá um grande desafio para chegar à final do Campeonato Paraibano 2025

Você também pode gostar