De acordo com um levantamento divulgado ontem (17) pela Folha de S.Paulo, 110 deputados e senadores foram responsáveis por concentrar emendas destinadas a municípios de prefeitos aliados, que terminaram reeleitos em 2024. Esses prefeitos, por sua vez, podem apoiar as campanhas desses parlamentares em 2026. Entre os deputados citados, destaca-se Gervásio Maia (PSB), representante da Paraíba.
A pesquisa analisou os parlamentares que destinaram 70% ou mais das emendas individuais a essas cidades nos últimos dois anos. Esse grupo seleto de congressistas se destacou, concentrando a maior parte das verbas em 216 municípios comandados por aliados. Na prática, isso significa que prefeitos exibem em suas campanhas fotos e vídeos de obras viabilizadas por meio desses repasses, fortalecendo a imagem de seus apoiadores parlamentares, principalmente em ano pré-eleitoral.
Entre os 110 congressistas mencionados na reportagem, que englobam uma diversidade de partidos, como MDB, PL, PSD e PT, Gervásio Maia é destacado por dominar as emendas enviadas a seis prefeituras aliadas no estado da Paraíba. Se decidir concorrer novamente, Gervásio terá o apoio dos prefeitos reeleitos de cidades como Jericó, Mato Grosso, Alagoa Nova, Santa Cecília, Pedro Regis e Cassarengue, cujas populações representam 74% dos 69 mil votos que ele obteve nas eleições de 2022.
A cidade mais beneficiada foi Mato Grosso, onde Gervásio teve seu melhor desempenho, conquistando 65% dos votos válidos e ajudando a reeleger a prefeita Gidalva Lima, também do PSD. Gervásio publicou, nas vésperas da eleição, que uma “carreata histórica” no município mostrava que o apoio à prefeita estava garantido.
Em entrevista, Gervásio explicou que sempre destinou emendas a essas cidades, mesmo quando seus prefeitos eram adversários políticos. Segundo ele, ao longo de seus seis mandatos, seja como deputado estadual ou federal, sempre buscou melhorar a infraestrutura e os recursos para toda a Paraíba. Ele ainda apontou que a repartição dos recursos da União historicamente favorece regiões fora do Nordeste, o que justifica seu empenho para garantir benefícios para sua terra natal.