política

Hugo Motta exige presença em plenário só às quartas e libera voto por celular à noite

mauriliojunior.com

Hugo Motta - Lula Marques/ Agência Brasil
Maurílio Júnior

O novo presidente da Câmara dos Deputados, paraibano Hugo Motta (Republicanos), decidiu exigir a presença dos parlamentares nas sessões de plenário às quartas-feiras, das 16h às 20h, mas permitirá que votem por celular após esse horário. A medida visa retomar as discussões presenciais e facilitar a negociação de projetos, que estavam comprometidas desde a pandemia, quando as votações virtuais eram permitidas.

A decisão foi comunicada por Motta em uma reunião com líderes partidários nesta quarta-feira (5). As sessões serão híbridas às terças-feiras (presença no plenário e votação por celular), presenciais às quartas-feiras e totalmente virtuais às quintas-feiras. Dessa forma, os deputados terão que comparecer ao plenário por pelo menos quatro horas semanais.

Na gestão de Arthur Lira (PP-AL), os deputados podiam votar por celular de qualquer lugar, desde que registrassem presença no plenário. A mudança de Motta visa aumentar a transparência nas votações, após controvérsias sobre o uso de assessores para votar no lugar dos parlamentares durante as sessões totalmente virtuais.