Hugo Motta quer debate sobre mudança de sistema de governo no Brasil para parlamentarismo

Hugo Motta (Arquivo/Reprodução/GloboNews)

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos), defendeu nesta terça-feira (4/2) que o Congresso Nacional discuta a possibilidade de o Brasil adotar o parlamentarismo em vez do atual sistema presidencialista.

Em entrevista à GloboNews, o deputado paraibano ressaltou que o debate precisa ser conduzido com cautela, evitando uma reação contrária da população.

“A discussão sobre o parlamentarismo deve existir na Câmara e no Senado, não para que isso seja aplicado para 2026 ou para 2030. A discussão acerca da mudança de governo se faz necessária, mas com um período, até para que a população entenda”, afirmou.

Segundo Motta, o modelo “tem trazido avanços” para diversos países, mas o debate no Brasil “tem de ser bem feito, com longo prazo”. O parlamentar ainda destacou a importância de garantir que a mudança “não represente uma usurpação do direito de se escolher quem será o presidente da República”.

O paraibano defendeu que se exija transparência do uso do Orçamento não apenas do Congresso, como também dos demais Poderes.

“Não temos dificuldade de debater com Supremo e com Executivo para ter Orçamento que traga transparência. É preciso desmistificar essa questão das emendas que tem sido abordada de maneira não tão correta. Defendi as prerrogativas parlamentares em meu discurso porque parlamentar tem o direito de participar da indicação desses recursos. Os deputados estão no interior do Brasil, onde a vida está, onde um integrante do governo talvez não saiba o que precisa ser feito. Essa demanda chega a um parlamentar por prefeitos e conseguimos atender a essas demandas”, disse Motta.

Assista

https://www.instagram.com/blogmauriliojunior/reel/DFqWFWJywEu/

COMPARTILHE:
Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Anterior
O novo mantra de João

O novo mantra de João

Na abertura do ano legislativo, nesta terça-feira (4), o governador João Azevêdo

Próximo
Novo CEO do Botafogo-PB, Alexandre Gallo diz que chega “para tornar clube profissional”

Novo CEO do Botafogo-PB, Alexandre Gallo diz que chega “para tornar clube profissional”

O Botafogo-PB oficializou nesta terça-feira (4) a chegada de Alexandre Gallo

Você também pode gostar