rede social

TikTok e CapCut são banidos nos Estados Unidos após decisão da Justiça

mauriliojunior.com

Mensagem da rede social aos usuários nos EUA — Foto: Reuters
Maurílio Júnior

O TikTok e o CapCut saíram do ar nos Estados Unidos na madrugada deste domingo (19), após a entrada em vigor de uma lei que exige a venda das operações dos aplicativos no país. As plataformas notificaram os usuários sobre a suspensão, explicando que o bloqueio é temporário e ocorre em razão da legislação americana. O site Downdetector registrou um aumento de falhas reportadas logo após a meia-noite.

A proibição é baseada em alegações do governo de que os aplicativos representam um risco à segurança nacional, acusando a ByteDance, empresa chinesa responsável pelos apps, de coletar dados sensíveis de 170 milhões de americanos. Apesar das negativas da empresa, a Suprema Corte dos EUA validou a lei, argumentando que ela não viola a liberdade de expressão garantida pela Constituição.

Há, no entanto, expectativas de uma reviravolta. O presidente eleito Donald Trump, que assume o cargo na segunda-feira (20), afirmou que pode adiar a proibição por 90 dias, decisão que deve ser anunciada após sua posse. Enquanto isso, outros aplicativos da ByteDance, como Lemon8, também foram suspensos no país.