O deputado federal Cabo Gilberto Silva (PL) está nos Estados Unidos para acompanhar a posse do presidente Donald Trump. Apesar de sua presença no evento, o parlamentar revelou que ainda não tem garantia de acesso ao Capitólio, local onde ocorrerá a cerimônia oficial.
“Estamos utilizando recursos próprios aqui. Todos os parlamentares e senadores que vieram participar da posse estão presentes. Vamos também participar de um baile oficial, um convite da equipe de transição, liderada pelo deputado Eduardo [Bolsonaro]. A primeira-dama [Michelle Bolsonaro] está chegando agora, representando o presidente Bolsonaro. Com a graça de Deus, tudo dará certo”, declarou Cabo Gilberto ao @blogmauriliojunior.
No entanto, ele destacou a incerteza em relação ao acesso ao Capitólio, especialmente devido às condições climáticas rigorosas enfrentadas na região. “Dentro do Capitólio ainda não está garantido o acesso. Não sabemos ao certo como essa questão será resolvida”, afirmou.
A posse de Donald Trump como presidente dos EUA, prevista para a próxima segunda-feira (20), vai acontecer do lado de dentro do Capitólio, sede do Congresso — e não do lado de fora, como costuma ocorrer.
O motivo é a onda de frio que atinge boa parte do país. A capital, Washington, D.C., deve enfrentar temperaturas de até 6 ºC negativos.
Tradicionalmente, a cerimônia é realizada em frente a uma multidão de apoiadores que se reúne entre o Congresso e o obelisco, na grande área aberta conhecida como National Mall.