impacto de R$ 161 mi

Estado reajusta carreira de 25 mil professores com novas regras do PCCR

mauriliojunior.com

maurílio júnior

Foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) desta semana a Portaria nº 013/2025, que autoriza o reposicionamento de 25.693 professores da Secretaria de Estado da Educação (SEE) com base nas novas regras do Plano de Cargos, Carreira e Remuneração (PCCR).

A medida, sancionada pelo governador João Azevêdo (PSB), beneficia professores ativos, aposentados e pensionistas, com um impacto financeiro anual de R$ 161 milhões.

A principal mudança no PCCR é a reformulação do sistema de progressão na carreira. Anteriormente, os professores avançavam em sete níveis com base no tempo de serviço. Com as novas regras, os avanços ocorrerão de forma mais frequente, a cada três anos, garantindo maior agilidade na valorização profissional.

O secretário de Administração, Tibério Limeira, destacou em vídeo publicado nas redes sociais o compromisso da gestão com a educação:

“Isso é fruto de decisão política de um governador que acredita e valoriza a educação, fornecendo mais condições de trabalho e valorização para quem está na sala de aula, além de melhorias nas estruturas físicas das escolas.”