economia

Banco Central intensifica combate a fake news sobre o Pix

mauriliojunior.com

Crédito: Marcello Casal Jr Agência Brasil
Maurílio Júnior

O Banco Central (BC) está em alerta diante do aumento de desinformações envolvendo a instituição e o Pix, ferramenta que transformou a movimentação financeira no Brasil. Entre as fake news recentes, destacam-se boatos sobre o controle de gastos dos cidadãos e a criação de um imposto para transações via Pix, o que não procede.

Segundo o BC, as transações financeiras, incluindo Pix, TED e cartões de crédito, são protegidas por sigilo bancário, garantido pela Constituição. A Receita Federal pode acessar movimentações acima de R$ 5 mil mensais apenas para fins de fiscalização tributária, sem identificar a origem ou o destino das transações.

O BC reforçou que combater essas informações falsas é essencial para preservar a credibilidade da instituição e evitar que o público migre para métodos de pagamento menos rastreáveis, como o dinheiro em espécie. Além disso, a autarquia também desmentiu boatos recentes relacionados ao presidente do BC, Gabriel Galípolo, e erros de cotações do dólar divulgados pelo Google.