O prefeito de Natal (RN), Paulinho Freire (União Brasil), que assumiu o cargo recentemente, causou polêmica ao afirmar que “tá bem pertinho de João Pessoa voltar a ser curral de Natal” em referência a ascensão da capital paraibana. A declaração gerou forte repercussão na Paraíba e obrigou o gestor a se desculpar publicamente.
Paulinho Freire foi eleito prefeito de Natal em 2024, com 55,34% dos votos válidos, em uma disputa polarizada contra a deputada federal Natália Bonavides (PT). Contou com o apoio do ex-prefeito Álvaro Dias e de setores do bolsonarismo.
Com uma longa trajetória política, Freire começou sua carreira em 1992 como vereador pelo PMDB, sendo reeleito por seis mandatos consecutivos. Foi deputado estadual pelo PSB nos anos 2000, vice-prefeito de Natal em 2008 e retornou à Câmara Municipal pelo Solidariedade em 2012. Em 2022, foi eleito deputado federal, consolidando sua presença na política potiguar.
Além de sua atuação pública, Paulinho Freire é sócio da Destaque Promoções e Eventos, responsável pelo Carnatal, um dos maiores carnavais fora de época do Brasil.
Após a repercussão negativa de sua declaração, Paulinho ligou para o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), e para o deputado federal Mersinho Lucena (PP), pedindo desculpas. Em nota, classificou a fala como uma “brincadeira”.
“Lamento a repercussão de um comentário – infeliz, reconheço – que nada mais foi do que a citação de uma graça entre amigos. A brincadeira a que me refiro, no caso, sobre a disputa saudável entre as cidades de Natal e João Pessoa que sempre fazemos, eu e meus amigos de longa data, o deputado federal Mersinho e seu pai, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena”, afirmou.