O mercado público e os restaurantes de Santa Rita, na Grande João Pessoa, seguem enfrentando sérios problemas com a falta de água desde a última terça-feira (24/12), resultando em caos generalizado durante as festividades de Natal.
A situação é tão crítica que um morador do centro da cidade relatou os transtornos à TV Cabo Branco. O caso chegou a ser denunciado pelo próprio filho do morador, de apenas 9 anos, que fez contato com a reportagem para expor a gravidade da situação.
Em sua entrevista, o morador descreveu a dificuldade enfrentada pelos comerciantes e moradores do local. “É um bairro central, onde há restaurantes e o mercado público. Na terça-feira, no mercado, foi um caos. O pessoal dos açougues e das peixarias estava enfrentando dificuldades, sem água para lavar os produtos. O mercado estava cheio de gente se preparando para a ceia de Natal. E, quando cheguei em casa à noite, após o meu trabalho, também não havia água para tomar banho e aproveitar a minha ceia. Tive que me molhar nas torneiras, vesti uma roupa para fazer a ceia e rezar, agradecendo a Deus por estar vivo. Mas, com essa situação, fica complicado. É realmente complicado”, relatou o morador.
A Águas do Nordeste (ANE), que assumiu as operações para o fornecimento de água potável e esgotamento sanitário em Santa Rita desde 2022, após o rompimento do contrato entre a prefeitura e a Cagepa, informou que identificou, na manhã de hoje, um vazamento na Rua José Paulino Cavalcante, localizada no Alto das Populares, em Santa Rita. A ocorrência, aliada ao aumento do consumo devido às altas temperaturas, impactou diretamente o abastecimento em algumas áreas da cidade, segundo a operadora.
“As equipes técnicas da ANE já estão trabalhando para corrigir o problema. Após o reparo na rua mencionada, o abastecimento da área central será priorizado, com o objetivo de minimizar os transtornos e restabelecer a normalidade no fornecimento de água”, informou.