política

Entrevista na Arapuan tem climão entre Efraim e Nilvan sobre Santa Rita

mauriliojunior.com

maurílio júnior

A entrevista do senador Efraim Filho (União Brasil) na Arapuan FM, nesta quinta-feira (26/12), causou um “climão” ao abordar a relação do governador João Azevêdo (PSB) com o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, e sua esposa, a deputada estadual Jane Panta, ambos do PP, partido do vice-governador Lucas Ribeiro. O casal participou na semana passada da confraternização da oposição.

Durante a conversa, Efraim fez críticas ao apoio do governador à candidatura de Nilvan Ferreira (Republicanos) em Santa Rita, que, segundo ele, teria causado a ruptura da aliança entre o casal Panta e o governo estadual.

Detalhe: Nilvan estava entrevistando Efraim.

“O governador, ao apoiar a candidatura de Nilvan em Santa Rita e pedir votos dentro da casa deles, foi quem os afastou da base em Santa Rita e também de Cajazeiras. A mesma lógica se aplica às declarações de Zé Aldemir contra Nonato Bandeira e João Azevêdo. O governo, ao falar dentro da casa de Zé Aldemir pedindo votos contra ele, também pediu votos para João Azevêdo em 2022. Esses movimentos, como as declarações de Jane Panta, são frutos dos erros de articulação do governo na condução das suas alianças”, disse Efraim.

A declaração causou desconforto em Nilvan Ferreira, que reagiu. O ex-candidato à prefeitura de Santa Rita, que havia perdido nas urnas, lembrou que a relação do casal com o governador já estava abalada desde a campanha de 2022.

“O problema não começou nas eleições de 2024 com o apoio do governador a Nilvan. A relação já estava meio arranhada desde 2022, quando o governador perdeu em Santa Rita, mesmo com Jane sendo a mais votada para Deputada Estadual”, explicou Nilvan.

Ele também lembrou da quase decisão de Emerson Panta de apoiar o então candidato Pedro Cunha Lima (PSDB) no segundo turno da eleição para governador em 2022, o que, segundo ele, gerou desconfiança.

“Todo mundo sabe da quase decisão de Emerson Panta de apoiar Pedro no segundo turno, por um triz, e ainda teve corpo mole para ver se Pedro ganhava em Santa Rita”, disse Nilvan, reforçando que a culpa pela crise política não é apenas do governador.

Efraim retrucou:

“Em 2022, eu estava como você no campo da oposição. Então, eu reconheço que não conheço esses detalhes de Santa Rita, nós estávamos no campo das oposições aqui no governo. Agora, Jane continuou na base de João, apoiando os projetos dele e ajudando João na Assembleia. A partir do momento em que João tomou uma posição, eu não discuto os motivos, você está certíssimo. Teve uma situação em que João foi para o palanque da oposição em Santa Rita. Quem provocou o rompimento e a saída de Jane foi o governador, porque acho que ninguém mais aceitaria dentro de sua casa o governador pedindo votos contra e ainda permanecer na base. Então, acho que Nilvan tem razão nos argumentos que traz, mas, na minha opinião, o governador foi decisivo nessa postura.”