João Pessoa alcançou a 9ª posição no ranking das cidades brasileiras que mais geraram empregos na construção civil entre janeiro e outubro de 2024, superando grandes centros urbanos como Porto Alegre, Campinas, Salvador, Recife e Manaus.
☞ Juliette se desculpa com humor por impacto do turismo em João Pessoa; vídeo
A cidade registrou 3.038 novas vagas no período, conforme estudo realizado pelo Departamento de Economia (Depecon) do Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP), com base nos dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O topo da lista foi ocupado por São Paulo, com mais de 19.200 vagas, seguido por Rio de Janeiro (14.452 vagas) e Curitiba (aproximadamente 8.000 vagas). No Nordeste, João Pessoa ocupa a 2ª colocação, atrás apenas de Fortaleza, que gerou 4.385 novos postos de trabalho.
De acordo com o economista Werton Oliveira, a performance da cidade reflete um aquecimento no setor, impulsionado pelo aumento na construção de grandes empreendimentos e pelo crescimento do turismo.
“Isso mostra que a construção civil está aquecida, gerando mais empregos e impactando a renda das famílias”, destacou Oliveira.
Ele também aponta que o setor tem sido impulsionado pela demanda tanto de moradores locais quanto de pessoas de fora, que têm adquirido imóveis em João Pessoa, especialmente em razão da expansão do mercado imobiliário e do turismo.