O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, de 79 anos, recebeu alta do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, neste domingo (15), após passar por uma cirurgia de emergência para drenar um hematoma na cabeça. O procedimento foi necessário devido a uma queda que sofreu em outubro, no banheiro de casa.
Em uma declaração à imprensa ao lado da primeira-dama, Janja, Lula se emocionou ao descrever o acidente e a recuperação. “Eu estou voltando para casa agora tranquilo, certo de que estou curado e que preciso me cuidar”, disse o presidente, que afirmou que passará o Natal e o Ano Novo em casa, mas sem revelar se será em São Paulo ou Brasília.
Lula contou que o acidente ocorreu enquanto cortava as unhas e tentou se levantar de forma inadequada, perdendo o equilíbrio. “Bati a cabeça na hidromassagem e fez um estrago razoável”, explicou. Ele admitiu que subestimou a gravidade do problema até após a cirurgia.
Agora em recuperação, o presidente prometeu seguir as orientações médicas, incluindo repouso de 15 dias e evitar esforços físicos. “Eu não posso fazer esteira na velocidade de atleta porque não sou atleta”, brincou. Apesar das restrições, Lula garantiu que está animado para retomar suas atividades. “Estou vivo, inteiro e com vontade de trabalhar. Tenho muito trabalho a fazer.”