A Prefeitura de João Pessoa apresentou, nesta quinta-feira (5/12), o chamado Complexo Viário da Avenida Beira Rio – Altiplano – Miramar. A obra, orçada em R$ 200 milhões, deve passar por licitação no primeiro trimestre de 2025. A expectativa é de que as obras possam ser iniciadas no final do primeiro semestre do próximo ano.
A primeira fase do projeto envolve a construção de um túnel em um dos cruzamentos mais complexos da cidade, nas proximidades da TV Master, na Beira Rio. O túnel permitirá que os veículos que seguem no sentido praia-cidade possam passar sem parar nos semáforos, melhorando o fluxo de tráfego. Também está prevista a construção de um viaduto no acesso ao bairro Miramar, na altura da Rua Giuseppe Duarte de Queiroz, para facilitar o tráfego entre a Beira Rio e o Pão de Açúcar.
“A ideia é criar uma obra de ART, provavelmente um túnel, que libere aquela sinalização, aquele semáforo, acabaria a semaforização de forma que as pessoas que trafegam, os veículos que trafegam no sentido praia, cidade, pela Beira Rio, poderiam passar ali sem precisar parar naquele semáforo. As pessoas que viriam do centro da cidade, sentido Beira Rio, praia, poderiam entrar à esquerda no bairro de Miramar, no bairro de Expedicionários, sem nenhum problema”, afirmou Ayrton, em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais.
Além dessas melhorias, o projeto inclui a construção de dois viadutos adicionais. O primeiro sairá da Avenida Paulino Pinto, no Cabo Branco, cruzando a Beira Rio e proporcionando acesso ao Altiplano. O outro viaduto, no sentido contrário, ligará o Altiplano à Beira Rio, facilitando o fluxo no sentido centro.
Com um total de R$ 48 milhões já garantidos pelo Ministério das Cidades, o prefeito Cícero Lucena determinou que as obras sejam finalizadas ainda nesta gestão. A expectativa é de que a licitação da obra seja realizada no primeiro trimestre de 2025, com o início das obras previsto para o final do primeiro semestre do próximo ano.