A Prefeitura de João Pessoa iniciou, ontem, uma operação para garantir o ordenamento da orla das praias de Tambaú e Cabo Branco, em cumprimento ao Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado com o Ministério Público Estadual. Houve conflitos, mas acerta a PMJP e o MP no objetivo da ação.
O ordenamento é resultado de um cadastramento realizado pela Sedurb no ano passado, que definiu regras para o comércio local. Antes da operação, os fiscais notificaram os ambulantes para adequação, e apenas os materiais de quem descumpriu o acordo foram recolhidos. A medida busca equilibrar o uso do espaço público, preservando o direito de todos.
Além da orla, é urgente que a Prefeitura de João Pessoa volte os olhos para o Centro, onde a ocupação desordenada por ambulantes transformou calçadas em feiras livres, prejudicando a mobilidade e o comércio formal que paga impostos e gera empregos.
Não se trata de impedir o trabalho informal, mas de estabelecer regras e organização mínima para equilibrar os interesses de todos. A última iniciativa relevante nesse sentido foi conduzida pelo ex-prefeito Ricardo Coutinho. De lá pra cá o caos tomou conta da região.