política

De governistas à oposição: eleição na ALPB vira ato pró-Galdino e impõe desafio para 2026

mauriliojunior.com

Adriano Galdino, presidente da Assembleia Legislativa (Foto: Paulo Bandeira / ALPB)
Maurílio Júnior

A Assembleia Legislativa da Paraíba reconduziu, ontem, Adriano Galdino (Republicanos) à presidência para o biênio 2025-2026, em eleição refeita após decisões do STF contra antecipações de votações à Mesa Diretora.

O ato protocolar e unânime reuniu elogios de deputados governistas e oposicionistas, reforçando seu protagonismo político. Galdino se coloca como pré-candidato ao governo em 2026.

A deputada Dra. Paula, do partido do vice-governador Lucas Ribeiro (PP), exaltou a condução de Galdino: “Adriano traz harmonia a nós, deputados, e aos representantes legais de todos os poderes. Parabéns pela sua ética e liberdade dentro desta Casa. O senhor tem construído uma Assembleia unida e preocupada com os interesses da Paraíba.”

A deputada Chica Motta (Republicanos) destacou que a reeleição de Adriano Galdino, mesmo após a decisão do STF, reflete sua boa gestão à frente da Assembleia Legislativa da Paraíba. “Essa decisão do STF poderia ser um momento de revanche, mas vossa excelência obteve unanimidade novamente. Isso prova o compromisso e o tratamento igualitário que dedica aos deputados”, afirmou.

Até mesmo parlamentares da oposição, como Tovar Correia Lima (PSDB), reconheceram o papel conciliador do presidente: “Vossa excelência tem feito um trabalho que valoriza todos os deputados. Esse é o segredo de Adriano: o companheirismo. Há uma relação de harmonia dentro e fora desta Casa.”

Pré-candidato ao governo da Paraíba em 2026, Adriano Galdino (Republicanos) terá o desafio de transformar o prestígio conquistado na Assembleia Legislativa, onde tem forte apoio de governistas e oposicionistas, em capital político suficiente para disputar uma eleição majoritária ao cargo de governador.