falta de recursos

Suspensão da Operação Carro-Pipa pode deixar 275 mil paraibanos sem água a partir de segunda

mauriliojunior.com

Maurílio Júnior

A distribuição de água por meio da Operação Carro-Pipa será suspensa em 70 municípios paraibanos a partir de segunda-feira (25/11). O Ministério da Integração informou que a paralisação ocorre devido à falta de liberação de crédito suplementar, essencial para a continuidade do serviço.

O comunicado foi emitido nesta sexta-feira (22) pelo Escritório Regional do Primeiro Grupamento de Engenharia do Exército e enviado aos coordenadores da Defesa Civil. Segundo o aviso, a operação está temporariamente suspensa por falta de recursos financeiros descentralizados pelo Governo Federal.

A medida pode afetar cerca de 275 mil pessoas, segundo o presidente da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), George Coelho. Ele destacou a gravidade da situação em entrevista ao programa Hora H, da Rede Mais, alertando para o impacto em comunidades que dependem exclusivamente do abastecimento emergencial.

Essa não é a primeira vez que a Operação Carro-Pipa é interrompida por falta de recursos. Em 2022, durante o governo de Jair Bolsonaro (PL), a paralisação deixou 145 municípios paraibanos sem água. A operação é essencial para regiões atingidas pela seca no Nordeste, que enfrentam condições críticas de abastecimento.