O Ministério Público da Paraíba (MPPB), através da Promotora Cláudia Cabral, abriu, nesta terça-feira (19), um inquérito civil para apurar denúncias de crimes ambientais supostamente cometidos pela Construtora Alliance na construção dos empreendimentos “Falésia” e “Corais”, no bairro do Seixas, em João Pessoa.
As denúncias, apresentadas por moradores, relatam que, no dia 14 de junho de 2024, a construtora iniciou a remoção de mais de 2 mil árvores nativas da Mata Atlântica na área. Além disso, os moradores apontam irregularidades como a destruição de um suposto cemitério indígena e o lançamento de rejeitos industriais no Rio Cabelo e no Oceano Atlântico, utilizando dutos clandestinos.
O MPPB determinou a realização de uma vistoria técnica na área, que será conduzida por um engenheiro do órgão. A inspeção avaliará a legalidade do licenciamento ambiental, a conformidade das construções com os projetos aprovados pela prefeitura e a altura das edificações. O perito terá 60 dias para apresentar o parecer técnico.