Bolsonaro critica caso Janja-Musk, mas em seu governo chegou a ameaçar Biden com pólvora

Jair Bolsonaro (PL) e aliados criticaram o atrito diplomático entre a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, e o empresário Elon Musk, mas o ex-presidente foi profícuo em seu mandato em produzir embaraços com potências estrangeiras —em 2020, inclusive, chegou a dizer que, se acabasse a saliva, usaria “pólvora”, em referência a falas do à época presidente eleito dos Estados Unidos Joe Biden.

“Assistimos há pouco a um grande candidato à chefia de Estado dizer que, se eu não apagar o fogo da Amazônia, levanta barreiras comerciais contra o Brasil. E como é que podemos fazer frente a tudo isso? Apenas a diplomacia não dá, não é, Ernesto [Araújo, então chanceler]? Quando acaba a saliva, tem que ter pólvora, senão não funciona”, disse Bolsonaro na ocasião.

O presidente brasileiro se referia a Biden, que dias antes havia derrotado Donald Trump e que durante a campanha eleitoral havia afirmado que a floresta tropical no Brasil estava sendo destruída e poderia impor sanções ao Brasil.

A fala de Bolsonaro foi para empresários ligados ao setor de turismo, em evento para lançar políticas para o setor.

“Não precisa nem usar pólvora, mas tem que saber que tem. Esse é o mundo. Ninguém tem o que nós temos”, afirmou.

Em sua gestão Bolsonaro também entrou em atritos diplomáticos com vários outros países, entre eles a França de Emmanuel Macron e o Chile de Gabriel Boric.

Neste sábado (16), Janja disse não ter medo de Elon Musk, dono do X (antigo Twitter), e utilizou uma expressão em inglês para atacá-lo.

“Fuck you, Elon Musk”, disse, com termos equivalentes a “vá se foder”, para se referir ao empresário que assumirá um cargo no governo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump.

A declaração foi dada durante o Cria G20, painel do G20 Social, organizado pelo governo Lula (PT) para fazer uma ponte entre temas tratados pelo grupo e a sociedade civil.

Horas depois, no X, Musk respondeu a uma publicação com o vídeo de Janja legendado para o inglês. “Eles vão perder a próxima eleição”, escreveu, com emojis de risada.

Em suas redes sociais, Bolsonaro reproduziu o vídeo da fala da primeira-dama e escreveu: “Já temos mais um problema diplomático”.

COMPARTILHE:

Deixe o seu comentário

Anterior
Casa de homem-bomba bolsonarista pega fogo em Santa Catarina

Casa de homem-bomba bolsonarista pega fogo em Santa Catarina

A casa de Francisco Wanderley, o “Tiü França”, de 59 anos, pegou

Próximo
Presença simultânea das maiores potências do mundo no Brasil evidencia prestígio de Lula

Presença simultânea das maiores potências do mundo no Brasil evidencia prestígio de Lula

Os presidentes das duas maiores potências globais, Xi Jinping, da China, e Joe

Você também pode gostar