saúde

Servidores da Estratégia Saúde da Família decidem paralisar as atividades na próxima quinta; saiba os motivos

mauriliojunior.com

(Foto: Divulgação)
maurílio júnior

O Sintab realizou na manhã desta terça-feira, dia 22, Assembleia com os profissionais da Estratégia Saúde da Família (ESF), no auditório do sindicato em Campina Grande. Em pauta, o repasse de informações da reunião com o Secretário de Saúde a respeito do novo modelo de co-financiamento da Atenção Primária à Saúde (o antigo Previne Brasil). Ao final do encontro, a categoria deliberou por realizar na próxima quinta-feira, dia 24, na Secretaria de Saúde, 1 dia de paralisação com Ato Público para reinvidicar seus direitos.

Participaram da reunião com o Secretário Carlos Dunja Jr. uma comissão formada pela direção do Sintab e servidores da ESF. Desde o último encontro realizado, os servidores da ESF relatam a frustração com a gestão em não cumprir o que ficou acertado nas negociações.

Quase 2 meses depois a gestão usa como justificativa uma orientação de abril do COSEMS (Conselho de Secretarias Municipais de Saúde da Paraíba) para não avançar na pauta. Porém, esta orientação se refere ao antigo Previne e a forma de pagamento durante o período eleitoral.

“O que nossa reunião ontem evoluiu? Nada. O que desde a última reunião a Secretaria se esforçou em fazer? Nada. O que a Secretaria de Sáude se comprometeu em entregar? Nada”, criticou Mary Priscila, diretora do Sintab.

A servidora assistente social, Rosiane Moreira, presente na reunião, também teceu fortes críticas sobre o comportamento da gestão municipal: “Não teve nada de concreto na reunião. Não teve nada. É o que temos para passar: nada”, explicou Rosiane. Mais informações, entre em contato pelo fone (83) 3341-3178 ou através do instagram @sintab_pb.