saúde

Hospital Napoleão Laureano faz mutirão de cirurgias contra câncer de mama

mauriliojunior.com

HNL - Foto: Ascom
redação

Em alusão ao Outubro Rosa, o Hospital Napoleão Laureano (HNL) realizou mutirão de cirurgias oncológicas para retirada e reconstrução de mama em 10 pacientes que aguardavam na fila para realização dos procedimentos. Nesta quinta-feira (17) também aconteceu o Dia D da Mamografia, em que mais de 100 mulheres de João Pessoa e diversas cidades da Paraíba realizaram o exame para detecção de nódulos mamários de forma gratuita, incentivando o autocuidado e a prevenção ao câncer de mama.

Para realização do mutirão foi necessário a união de quase 40 profissionais que se disponibilizaram para adiantar tais procedimentos operatórios. “Hoje, conseguimos trazer ao Laureano 12 médicos, entre mastologistas, anestesiologistas, residentes e cirurgiões plásticos, para que pudéssemos operar com maestria e sem intercorrências. O que a gente leva hoje daqui é a experiência de trabalhar todo mundo junto em prol dessas pacientes. O maqueiro, o pessoal da limpeza, as técnicas de enfermagem, as enfermeiras, os residentes e os médicos, estão todos envolvidos com essa ação e isso é muito gratificante. Ver todo mundo trabalhando com amor para devolvermos a esperança para essas mulheres guerreiras”, destaca a médica coordenadora do setor de mastologia do HNL, Juliana Gadelha.

De acordo com a médica, o mutirão é realizado a fim de dar celeridade aos procedimentos que seriam realizados em novembro ou dezembro, já que após o ‘Outubro Rosa’ aumenta o número de pacientes diagnosticadas com o câncer de mama e consequentemente o número de mastectomias ou de reconstrução mamária. Abrindo, assim, espaço na agenda das cirurgias que possam estar por vir nos próximos meses.

Para a paciente Ana Paula, o adiantamento da cirurgia para retirada da mama chegou em boa hora para que ela possa ter qualidade de vida. “Confio demais nos profissionais daqui, já me sinto uma vitoriosa. Aproveito para incentivar as mulheres a fazerem suas mamografias todo ano, porque quanto mais cedo se descobrir melhor”, ressalta a paciente do Laureano que retirou e fez a reconstrução da mama no mutirão.

Já o Dia D da Mamografia atendeu mais de 100 mulheres com mais de 45 anos que vieram realizar o exame que primordial no diagnóstico ou prevenção do câncer de mama. Muitas delas realizaram o procedimento de forma inédita. “Sou da cidade de Sapé e é a primeira vez que faço esse exame de mama, vim ao Laureano para fazer a mamografia e fui muito bem acolhida e amei participar desse momento”, comentou a professora Maria da Penha.

O setor de enfermagem, de nutrição e do Centro de Diagnóstico por Imagem (CADI) do HNL preprarou m um espaço de acolhida e serviço de coffee-break para receber as participantes do Dia D, além de uma decoração toda cor de rosa na sala de espera. “Quem trabalha aqui no Laureano, é por dedicação ao próximo. Mas, hoje, a gente consegue externar de uma forma mais evidente todo esse sentimento. Só temos que agradecer a todos que participaram. Certamente todas essas ações farão diferença nas vidas dessas mulheres”, declarou a coordenadora do CADI Janaína Araújo.

Para alegrar as pacientes que aguardavam sua vez de fazer a mamografia, teve ainda apresentação do Coral dos servidores do TCE-PB e dos alunos do professor Thompson, da Escola Cônego Francisco. Um dia inteiro repleto de músicas que alimentaram a fé de todos os presentes; inclusive dos demais pacientes do Laureano.