O juiz Bruno Teixeira de Paiva, do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB), liberou na tarde desta quinta-feira a divulgação da pesquisa Real Time Big Data contratada pelos veículos de comunicação UOL, CNN e TV Record para prefeito de Campina Grande.
“Assim, diferentemente do que entendeu o Juízo da 017ª Zona Eleitoral, a indicação de candidatos ao cargo de GOVERNADOR ou de PRESIDENTE DA REPÚBLICA, não ofende o disposto no artigo 2º, inciso X, da Resolução TSE nº 23.600/2019, vez que inexiste tal vedação”, decidiu o juiz.
Na última terça-feira (1/10), a juíza Daniela Falcão Azevêdo, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, atendeu ao pedido do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil) para suspender a divulgação dos números.
A magistrada suspendeu a divulgação da pesquisa “sob o argumento de que a referida pesquisa não atende às exigências legais, na medida em que o questionário apresentado não se limita aos cargos aos quais a pesquisa se refere”.
O principal argumento da defesa de Bruno Cunha Lima é que o questionário da pesquisa inclui uma pergunta sobre em qual candidato o entrevistado votou para Presidente da República nas eleições de 2022.