A juíza Daniela Falcão Azevêdo, da 17ª Zona Eleitoral de Campina Grande, atendeu ao pedido do prefeito Bruno Cunha Lima (União Brasil), candidato a reeleição, para suspender a divulgação da pesquisa do Instituto Real Time Big Data, em parceria com veículos nacionais como UOL, TV Record e CNN. A pesquisa em questão faz parte de uma série de levantamentos que buscam mapear o cenário eleitoral nas principais cidades brasileiras.
A magistrada suspendeu a divulgação da pesquisa “sob o argumento de que a referida pesquisa não atende às exigências legais, na medida em que o questionário apresentado não se limita aos cargos aos quais a pesquisa se refere”.
O principal argumento da defesa de Bruno Cunha Lima é que o questionário da pesquisa inclui uma pergunta sobre em qual candidato o entrevistado votou para Presidente da República nas eleições de 2022.
A ação de Bruno contra o levantamento causou surpresa nos bastidores políticos, especialmente porque, na semana passada, o prefeito celebrou os números de uma pesquisa de um instituto desconhecido, cujos resultados lhe foram favoráveis.
Esse instituto, entretanto, tem sido alvo de denúncias em Pernambuco, o que gerou questionamentos sobre a confiabilidade de seus dados. Curiosamente, nesse caso, Bruno Cunha Lima não pediu a impugnação da pesquisa, o que levantou suspeitas sobre a seletividade nas suas ações judiciais.
A divulgação da pesquisa Real Time Big Data iria ocorrer nesta quarta-feira (02).