debate na tv correio

Samba de uma nota só: Cícero, Ruy, Luciano e Queiroga trocam acusações de corrupção em dia de prisão da primeira-dama

› mauriliojunior.com

maurílio júnior

O prefeito de João Pessoa e candidato a reeleição, Cícero Lucena (PP), participou na noite deste sábado do debate da TV Correio com os candidatos à Prefeitura da Capital.

Havia a expectativa em torno da participação do prefeito no debate, depois de sua esposa Lauremília Lucena ser presa na manhã de hoje, na terceira fase da operação Território Livre, que investiga a interferência do crime organizado nas eleições da capital paraibana.

Cícero foi alvo dos principais ataques, como já era previsto. O prefeito foi bombardeado pelos adversários sobre o suposto envolvimento de Lauremília com o crime organizado. O tom aparente tranquilo de Cícero nas respostas chamou a atenção do candidato do PL, Marcelo Queiroga, que retrucou o prefeito pela “conversinha mansa”.

Ao mesmo tempo que era bombardeado, Cícero devolveu as acusações de Ruy Carneiro (Podemos) e Luciano Cartaxo (PT), lembrando da condenação em 1º grau do deputado federal a 20 anos de prisão pelos crimes de peculato, fraude e lavagem de dinheiro quando foi secretário de esportes do governo Cássio Cunha Lima (PSDB).

No confronto com Luciano, que provocou dizendo que nunca foi denunciado durante toda sua trajetória política, Cícero lembrou que o ex-prefeito está aliado ao ex-governador Ricardo Coutinho (PT), preso na operação Calvário, acusado de desviar recursos da saúde da Paraíba.

Cícero fez menção até ao presidente Lula (PT), que foi condenado e preso na operação Lava Jato, mas que teve seu processo anulado pelo Supremo Tribunal Federal. Lucena disse que se Lula teve o direito de provar a sua inocência, Lauremília também teria esse direito.

O debate também foi marcado por confronto entre Ruy, Luciano e Queiroga. No momento mais quente do confronto, Ruy criticou Queiroga que foi ministro da Saúde e apesar do orçamento bilionário, não trouxe nada para João Pessoa.

O ex-ministro de Jair Bolsonaro retrucou dizendo que se Ruy foi condenado a 20 anos de prisão com o orçamento da Secretaria de Esportes da Paraíba, com o orçamento do Ministério da Saúde teria sido condenado a morte.

Já no embate entre Ruy e Luciano, o candidato do PT reelembrou que Carneiro foi aliado de sua gestão e só vivia pedindo empregos. Já Ruy tratou de diferenciar as suas companheiras de chapa. “A minha vice Amanda (CSI) é da polícia, a sua Amanda (Rodrigues, esposa de Ricardo Coutinho) é da Calvário”.