Com um investimento de cerca de R$ 21 milhões de reais, a fim de garantir o acesso à água potável na Paraíba, a secretária de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH), Pollyanna Dutra, e o governador João Azevêdo anunciaram nessa segunda-feira (23), o lançamento do edital para construção de 2.823 cisternas, sendo 2.597 destinadas a consumo humano e 226 para produção. A ação, que visa promover a segurança hídrica em 25 municípios, é fruto de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) e o Governo do Estado.
O programa é destinado a famílias rurais em vulnerabilidade social, inscritas no Cadastro Único (CadÚnico), e a equipamentos públicos rurais afetados pela seca ou falta de água, com prioridade para comunidades tradicionais. Para Pollyanna, a construção de cisternas representa um passo importante em prol da segurança hídrica e da garantia de direitos fundamentais.
“A segurança hídrica sempre foi prioridade do governo de João e esse lançamento das cisternas, no valor de R$ 21 milhões de reais, é mais uma ação voltada a quem mais precisa de água no nosso estado. Além disso, essa iniciativa é resultado de uma parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), mostrando que o trabalho realizado entre a gestão estadual e a gestão federal pode trazer resultados concretos e significativos para a vida das pessoas. A construção dessas cisternas representa a esperança de dias melhores. Elas irão proporcionar um alívio àquelas famílias que enfrentam a seca e garantir que possam ter acesso à água, um direito básico”, explicou a secretária.
“Através do edital que estaremos publicizando no Diário Oficial do Estado, vamos garantir condições de produção e água potável para consumo humano, oferecendo melhores condições de vida para quem está no campo”, destacou o governador.
Para se inscrever, é necessário atender os critérios do edital, que estão disponíveis no link: https://paraiba.pb.gov.br/diretas/secretaria-de-desenvolvimento-humano/conteudo-de-links/editais1-1
Serão contemplados os municípios de Cajazeirinhas, São Bentinho, Vista Serrana, Malta, Condado, Pombal, Bonito de Santa Fé, Brejo do Cruz, São José do Brejo do Cruz, Lagoa, Riacho dos Cavalos, Riachão, Alagoa Grande, Areia, Frei Martinho, Coxixola, Gurinhém, Arara, Araruna, Dona Inês, Areia de Baraúnas, Emas, Mãe D’Água, Manaíra e Santa Luzia.