Na noite desta quinta-feira, o que era para ser um confronto de ideias e propostas entre os candidatos à Prefeitura de João Pessoa transformou-se em um espetáculo de trocas de acusações e provocações. O debate, mediado pelos jornalistas Cláudia Carvalho e Heron Cid, realizado pela TV Manaíra, foi (ou está, porque ainda ocorre) marcado pela baixaria.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Cícero Lucena (PP), foi naturalmente um dos principais alvos dos adversários, especialmente em relação à Operação Mandare, que investiga um suposto envolvimento de sua gestão com o crime organizado.
Entre as principais suspeitas está a atuação da filha de Cícero, Janine Lucena, que atualmente ocupa o cargo de Secretária Executiva de Saúde do município.
Luciano Cartaxo (PT) e Ruy Carneiro (Podemos) protagonizaram um embate paralelo. Cartaxo foi questionado sobre sua aliança com o ex-governador Ricardo Coutinho, que enfrenta acusações na Operação Calvário, um esquema de corrupção na saúde pública.
Por outro lado, Carneiro precisou lidar com sua própria sombra política: a Operação Desk, na qual ele foi condenado a 20 anos de prisão por crimes como peculato, fraude e lavagem de dinheiro, supostamente cometidos enquanto era Secretário de Esportes no governo de Cássio Cunha Lima.
Com muitos escândalos e quase nenhuma proposta, o debate foi sofrível. Ganhou o eleitor que foi dormir mais cedo.