Na noite deste sábado (14/09), após a derrota por 1 a 0 para o São Bernardo, no quadrangular decisivo da Série C, o técnico Evaristo Piza do Botafogo-PB não conteve suas emoções. Visivelmente incomodado, o treinador desabafou sobre as críticas que vêm recebendo, principalmente após os recentes resultados negativos da equipe. O Belo, que fez a melhor campanha na primeira fase da competição, ainda não conseguiu vencer na etapa decisiva, acumulando duas derrotas e um empate, complicando sua luta pelo acesso à Série B.
A pressão sobre Piza aumentou consideravelmente. Após a partida, ele expressou seu descontentamento com a mudança brusca na opinião de parte da torcida, que já começou a questionar seu trabalho. “Agora eu tenho tudo errado. Até os 41 pontos tudo foi um merecimento do que aconteceu por causa da minha leitura, por causa das minhas mexidas. Vem o reverso agora e já não presto mais. Eu virei burro. Eu posso ser tudo, menos burro em interpretar jogo. Posso, às vezes, tomar decisões erradas ou não tomar a decisão que precisa ser tomada”, declarou o treinador.
“O burro foi o que fez a melhor campanha da história (na Série C), foi o que levou a equipe para final da Copa do Nordeste (em 2019), foi o último campeão (paraibano, em 2019), foi o que veio aqui e salvou do rebaixamento em 2020. Esse é o burro, esse é o burro certo”, continuou desabafando.
A fala de Piza reflete o clima de frustração e impaciência que começa a rondar o clube paraibano, que, após um excelente desempenho na primeira fase, vê o acesso à Série B escapar pelas mãos. O técnico, no entanto, deixou claro que segue focado em motivar o grupo, composto por 40 atletas, e continua acreditando no potencial da equipe. “Às vezes vejo que tem jogador aqui que não tá remando junto, mas eu sou tão bom que nem isso eu faço certo. Eu tenho 40 atletas e quero continuar motivando todos eles”, disse.
O Botafogo-PB terá de reagir rapidamente se quiser manter as chances de subir à Série B. O próximo compromisso será contra o próprio São Bernardo, agora no estádio Almeidão, em João Pessoa, no próximo sábado.