O Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba divulgou uma nota nesta quarta-feira (11/09), em resposta às declarações do deputado federal Ruy Carneiro (Podemos), candidato à prefeitura de João Pessoa. O parlamentar sugeriu que os três coronéis exonerados da Polícia Militar da Paraíba pelo governador João Azevêdo (PSB), em agosto, poderiam ter envolvimento com organizações criminosas ligadas ao tráfico de drogas.
Entenda:
+: Ruy sugere envolvimento de coronéis exonerados com o crime em João Pessoa
Na nota, a entidade critica duramente a postura de Ruy, destacando que as exonerações de oficiais da Polícia Militar são prerrogativas do governador e que as afirmações do deputado foram baseadas em “ouviu dizer”. “Exonerações de oficiais na PM são prerrogativas do governador do Estado, quanto às razões dos atos, conforme insinuações do determinado político, com comentário baseado em ‘ouviu dizer’, revelam um agente público desprovido das cautelas e responsabilidades que devem ser inerentes às funções outorgadas pela população”, diz um trecho da nota oficial.
A polêmica declaração de Ruy Carneiro foi dada durante uma coletiva de imprensa realizada em conjunto com outros candidatos de oposição, Marcelo Queiroga (PL) e Luciano Cartaxo (PT). Na ocasião, o grupo pediu o envio de tropas federais para João Pessoa, com o argumento de que seria necessário enfrentar o que o parlamentar chamou de “sistema”, em referência à suposta influência de grupos criminosos durante o processo eleitoral.
Confira a nota completa
NOTA OFICIAL
O Clube dos Oficiais da Polícia e Bombeiros Militares da Paraíba, a despeito de declarações, nesta quarta-feira, dia 11, do deputado Ruy Carneiro, candidato nas eleições em João Pessoa, fazendo insinuações sobre exonerações de oficiais da PM, criando uma margem perigosa para a interpretações diversas, vem lamentar a fala infeliz, indevida e inconseqüente do político.
O Clube dos Oficiais deixa claro que ao longo dos anos, tem tido uma postura de isenção e de passar ao largo dos processos eleitorais, mantendo uma postura de respeito a todos os que participam do pleito eleitoral, porém, desde que a imagem do Clube, de nossas instituições e de oficiais, não seja atingida ou maculada nas conveniências de cada um.
Exonerações de oficiais na PM são prerrogativas do governador do Estado, quanto às razões dos atos, conforme insinuações do determinado político, com comentário baseado em “ouviu dizer”, revelam um agente público desprovido das cautelas e responsabilidades que devem ser inerentes as funções outorgadas pela população.
O Clube não compactua com ilícitos ou irregularidades, de quem quer que seja inclusive dos nossos oficiais, mas fazer insinuações que comprometem a imagem de oficiais, devido as disputas políticas, revela falta de compromisso com a transparência, a verdade e a lealdade que se deve ter ao falar sobre qualquer instituição.
O Clube dos Oficiais estará sempre atento para que a entidade, nossas instituições, e nossos oficiais, não sejam atacados, nem usados, indevidamente, por quem quer que seja.
A DIRETORIA